9 de fevereiro de 2010

Os nómadas.


Existiram dois tipos de nómadas: os nómadas sazonais com rebanhos de ovelhas e os nómadas com os camelos. As ovelhas eram criadas em grande número nas estepes, pois a sua carne conseguia armazenar a água possibilitando a sua sobrevivência em regiões áridas. Os nómadas criadores de cabras e ovelhas eram obrigados a apascentar os seus rebanhos em áreas relativamente limitadas, enquanto que os criadores de dromedários (os camelos) podiam atingir as grandes desertos de areia. Os grupos nómadas criadores de camelos espalharam-se extensivamente pelos desertos do Sara e da Arábia, mas nunca escolheram o caminho das conquistas.
Eu nunca fui pastor ou criador de ovelhas. Também nunca fui dono de camelos, no entanto gosto de me sentir como um nómada. Em vez de viajar de camelo  vou de carro. Com a água não me preocupo porque posso beber cerveja e também não tenho ambições de ser um conquistador. Só me sinto parecido com um nómada porque gosto de viajar, permanecer em sítios variados e depois  regressar sempre a casa ... porque ela não é uma tenda !

2 comentários:

ev disse...

Amo a los nómadas!

CorsáriO disse...

~~~~~~
Ev

La vida de los nómadas es terrible. Me gusta ser un nómada tan sólo una semana a la vez.jajaja ... vacaciones!

Beso

~~~~~~

Península Ibérica (Nasa).

Imagens fantásticas obtidas pela Agência Espacial (NASA), que nos mostram a Península Ibérica (Portugal e Espanha) ao anoitecer nesses lo...