27 de junho de 2008

Coimbra.

COIMBRA , possívelmente pela sua tradição, é talvez a cidade do meu país mais conhecida pelo mundo. Cidade onde 'nasceu' uma das mais antigas universidades exitentes no mundo. Cidade da cultura, por onde passaram muitos dos mais ilustres nomes das letras e das ciências do país.

Cidade dos estudantes , poetas , cantores e trovadores . Por aqui passaram também os maiores 'combatentes' da longa luta que foi a necessidade do meu país, de sair do obscurantismo em que se encontrou durante longos anos. Porque está perto de mim , é a cidade onde passo o meu tempo quando desejo sair da paz e do sossego.

Os tempos estão diferentes por todo mundo ! Havia sentimento em tudo o que se fazia . Hoje , por todos os sítios , quase sómente se vê a nostalgia !

Na 'minha' cidade já não se ouve durante a noite, em parques e jardins, cantar o sentimento... o Fado(*) de Coimbra ! Não existe fado igual, nem lugar como este no Mundo !!!

(*) FADO - palavra que significa , DESTINO . Designa um género musical tocado apenas no meu país , cantando a nostalgia e o sentimento.

Sem comentários:

Península Ibérica (Nasa).

Imagens fantásticas obtidas pela Agência Espacial (NASA), que nos mostram a Península Ibérica (Portugal e Espanha) ao anoitecer nesses lo...